Hojerizah



Hojerizah é o nome de uma banda de rock formada em 1983, por Toni Platão, Flávio Murrah , Marcelo      Larrosa e Álvaro Albuquerque na cidade do Rio de Janeiro. A banda lançou em 1984 um compacto simples pela BB Records/Polygram contendo as músicas "Que horror" e "Pros que estão em casa", que seria regravada em seu primeiro LP lançado pela BMG - Ariola em 1986.A saga do grupo teve início em 1983, no Rio de Janeiro. Pouco antes do grande boom do rock brasileiro, alguns amigos se reuniam para começar a tornar realidade um antigo sonho. “Eu tentava fazer algo com uma guitarra e o Larrosa já tirava um baixo, de ouvido, com dignidade. Levávamos algo que chamávamos de som e queríamos montar uma banda. Na verdade ‘montar uma banda’ era uma ideia fixa na nossa cabeça”, relembra Toni Platão, um dos maiores vocalistas de sua geração. Os amigos Toni e Larrosa não tinham ideia de que formariam uma dos grupos mais influentes da história do rock nacional. “Tudo começou quando eu namorei a irmã do Toni. Nenhum dos dois tocava qualquer coisa. Ele era um cara do futebol e eu era asmático. Entramos para a mesma faculdade, a Universidade Federal Fluminense (UFF), ele no curso de física e eu em arquitetura. Lá conheci dois caras que se inscreveram no festival da Hebraica e precisavam de um baterista. Eu disse que tocava, mas não tinha uma”, conta o baixista. Após esse contato inicial, a banda acabou encontrando uma baterista, que possuía o instrumento, e Larrosa foi novamente convidado, desta vez para ser o baixista do grupo. “Minha carreira musical começou de uma grande mentira. Arrumei um baixo, emprestado durante uma semana por um aluno meu, e fomos tocar no festival. Era um rock progressivo do Léo Gatti, um músico que mora em Mauá há muitos anos. Na bateria estava o Rogério Vieira, que viria a se tornar baterista do Hojerizah, anos depois. A primeira vez que ele sentou na bateria foi na passagem de som. Apesar disso tudo, fomos bem”, relembra.

Comentários