Joy Division



Joy Division foi uma banda pós-punk formada no ano de 1976, em Manchester, Inglaterra. A banda acabou em 18 de Maio de1980 após o suicídio do vocalista e guitarrista ocasional, Ian Curtis. A banda também tinha como integrantes Bernard Sumner(guitarrista e tecladista, à época chamado Bernard Albrecht), Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris(percussionista e baterista). Após o termino da banda, os três integrantes remanescentes formaram o New Order, alcançando maior sucesso crítico e comercial.

A característica mais marcantes do Joy Division é sua sonoridade melancólica acompanhada de melodias com temas depressivos e cotidianos. Os artistas que mais influenciaram o grupo foram The Doors, Velvet Underground, David Bowie, Sex Pistols e Iggy Pop. Vale destacar também que o grupo tinha um pouco de influência de Kraftwerk, banda que se tornou uma influência enorme para o New Order.

Em agosto de 1977, a banda colocou um anúncio na vitrine de uma loja de música à procura de um baterista substituto. Stephen Morris, que havia frequentado a mesma escola que Curtis, foi o único entrevistado. Deborah Curtis, esposa de Ian, afirmou que Morris "encaixava perfeitamente" com os outros homens, e que com sua adição Varsóvia se tornou uma "" família "completa". A fim de evitar confusão com a banda punk de Londres Varsóvia Pakt , o banda se renomeou Joy Division no início de 1978, emprestando o seu novo nome da ala de prostituição de um Nazi campo de concentração mencionado no romance 1955 House of Dolls . Em dezembro, o grupo gravou o que se tornou sua estréia EP , An Ideal para a Vida , em Pennine Sound Studio e fez seu show final como Varsóvia, na véspera de Ano Novo para a maçã que balança em Liverpool. Anunciado como Varsóvia para garantir uma platéia, a banda fez seu primeiro show como Joy Division em 25 de janeiro de 1978 em Disco de Pip, em Manchester.

Joy Division foram abordados por RCA Records para gravar um cover de Nolan "NF" de Porter "Mantenha em manter 'On" e foram oferecidas tempo de gravação em um estúdio profissional de Manchester. Joy Division passou o final de março à abril de 1978 escrevendo e ensaiando material. Durante o Stiff / Chiswick concerto Desafio em Manchester vigas Clube no dia 14 de abril, o grupo chamou a atenção de Tony Wilson e Rob Gretton . Curtis repreendeu Wilson para não colocar o grupo em sua Granada Television , Wilson respondeu que Joy Division seria a próxima banda que ele iria mostrar na TV. Gretton, DJ residente do local, ficou tão impressionado com a performance da banda que ele convenceu-os a levá-lo como seu gerente. Gretton, cujo "obstinada determinação" viria a ser creditado por muito do sucesso público da banda, contribuiu com as habilidades de negócios que Joy Division faltava para lhes proporcionar uma melhor base para criatividade. Joy Division passou a primeira semana de maio 1978 gravando em Manchester Seta Studios. A banda estava descontente com a insistência do Grapevine. Registros cabeça de John Anderson na adição de sintetizador na mistura para suavizar o som, e pediu para ser retirado do contrato que haviam assinado recentemente com a RCA.

Joy Division fez sua estréia gravado em junho de 1978, quando a banda auto-lançou An Ideal for Living , e duas semanas mais tarde, uma faixa deles, "em uma data posterior", foi destaque na coletânea de curto-circuito: Live at the Electric Circus (que tinha sido gravado ao vivo em outubro de 1977). No Melody Maker revisão da EP, Chris Brazier disse que "tem a natureza tosco familiar de registros de produção nacional, mas eles não são mero drone-fornecedores, há um monte de boas idéias aqui, e eles poderiam ser uma banda muito interessante. A embalagem de An Ideal for Living , que contou com um desenho de um Hitler Youth membro na capa, juntamente com a natureza do nome da banda, alimentou especulações sobre suas afiliações políticas. Enquanto Hook e Sumner mais tarde admitiu estar intrigado com o fascismo na época, Morris insistiu que a obsessão do grupo com imagens nazistas veio de um desejo de manter as memórias dos sacrifícios dos seus pais e avós durante a Segunda Guerra Mundial viva. Ele argumentou que as acusações de neo-nazistas apenas provocou a banda "para continuar a fazê-lo, porque esse é o tipo de pessoas que são".

Em abril de 1979, a banda começou a gravar seu primeiro álbum, Unknown Pleasures , a Morango Studios , em Stockport . Produtor Martin Hannett contribuiu significativamente para o som final. Gancho disse em 2006: "definitivamente não acabam soando do jeito que eu queria... Mas agora eu posso ver que Martin fez um bom trabalho nela ... Não há duas maneiras sobre ele, Martin Hannet criou o som do Joy Division ". A capa do álbum foi desenhada por Peter Saville , que iria passar a fornecer a arte para as futuras versões do Joy Division. Unknown Pleasures foi lançado em junho e vendidos através de sua prensagem inicial de 10 mil cópias. Tony Wilson disse que o relativo sucesso do álbum virou o rótulo indie em um verdadeiro negócio e uma "força revolucionária" que operava fora do sistema principal gravadora. Revendo o álbum Melody Maker , escritor Jon Savage chamado Unknown Pleasures um "manifesto opaco" e declarou: "[deixando] do século XX é difícil, a maioria das pessoas preferem ir para trás. Oh boy Joy Division, pelo menos, definir um rumo no presente com rastros para o futuro, talvez você não pode.. pedir muito mais. fato, Unknown Pleasures pode muito bem ser um dos melhores, branco, Inglês, LPs de estréia do ano ".

Em janeiro de 1980, Joy Division partiu em uma turnê européia. Enquanto a turnê foi difícil, Curtis experimentado duas grandes convulsões nos dois meses anteriores à data final da turnê. Com Martin Hannett produzindo novamente, a banda gravou seu segundo álbum, mais perto , em março em Londres Britannia Row Studios . O lançamento da Licht und Blindheit única (com as canções "Almas Mortas" e "Ambiente") no pequeno selo francês Sordide Sentimental .

Falta de sono e longas horas desestabilizou a epilepsia de Curtis e seus ataques tornaram-se quase incontrolável. Curtis costumava ter convulsões durante os shows, o que o deixou sentindo envergonhado e deprimido. Enquanto a banda estava preocupado com seu vocalista, membros da audiência na ocasião pensei que o seu comportamento era parte do show. Em 7 de abril, Curtis tentativa de suicídio por overdose de fenobarbital . Na noite seguinte, Joy Division foi criado para jogar um show no Hall Derby em Bury . Com Curtis se recuperando, foi decidido que a banda iria tocar um conjunto combinado com Alan Hempstall de Crispy Ambulance e Simon No topo de uma certa proporção do preenchimento on vocals para as primeiras canções. Curtis subiu ao palco para se apresentar para parte do conjunto. Quando Desponta voltou para terminar o set para Curtis, alguns na platéia começaram a atirar garrafas no palco. Gretton pulou no meio da multidão e um tumulto se seguiu. Em abril vários shows foram cancelados devido à contínua falta de saúde de Curtis. A banda tocou o que seria seu último show na Universidade de Birmingham Alto Salão 's em 2 de maio.


O suicídio de Curtis "feito para mito instante", nas palavras do crítico musical Simon Reynolds . Jon Savage escreveu em seu obituário de Curtis no Melody Maker "Agora ninguém vai  lembrar do seu trabalho com o Joy Division, como era quando ele estava vivo;. ele será percebido como trágico em vez de corajoso. " Em junho de 1980, o póstumo single " Love Will Tear Us Apart "foi lançado, que atingiu o número treze no UK Singles Chart . Em julho de 1980, Mais perto , finalmente saiu, chegando ao número seis na UK Albums Chart . NME revisor Charles Shaar Murray escreveu: " Mais perto é tão magnífico memorial (para 'Joy Division', tanto quanto para Ian Curtis) como qualquer pós- Presley músico popular, poderia ter ".
Os membros do Joy Division tinham feito um pacto, muito antes da morte de Curtis que, se qualquer licença de membro, os membros restantes iria mudar o nome do grupo. Eventualmente, renomeando-se New Order, a banda renasceu como um trio com Sumner assumindo os vocais, o grupo mais tarde recrutado de Morris namorada Gillian Gilbert para completar o line-up como tecladista e segundo guitarrista. Primeiro single do New Order, de 1981 release " Ceremony ", caracterizou as duas últimas músicas escritas com Ian Curtis. Enquanto o grupo se esforçou em seus primeiros anos para escapar à sombra do Joy Division, New Order, eventualmente, passou a maior comercial sucesso de sua banda predecessor.

Mais material do Joy Division foi lançado desde o fim da banda. Ainda assim , uma compilação de faixas ao vivo e gravações raras, foi emitido em 1981. Fábrica de colocar para fora a substância compilação em 1988, que incluiu vários singles out-of-print. Outra compilação, Permanente , foi lançado em 1995 pela London Records , que havia adquirido o catálogo Joy Division após Factory Records faliu em 1992. Um box set abrangente, Heart and Soul , saiu em 1997. A coletânea The Best of Joy Division foi lançado em 2008.


Comentários

Postar um comentário