Biquini Cavadão


Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1983 no Rio de Janeiro. Composto por Bruno Gouveia,Carlos Coelho, Miguel Flores e Álvaro "Birita" Lopes tendo como músicos convidados o baixista e produtor Marcelo Magale o saxofonista Walmer Carvalho, a banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 1980.

Surgido em 1983, o Biquíni Cavadão nasceu do encontro, ainda em colégio, de Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados), Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria). Descobertos por Carlos Beni - ex-baterista do Kid Abelha - contaram com a ajuda de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, na gravação de sua primeira música - "Tédio" - cuja execução na Rádio Fluminense FM lhes rendeu o primeiro disco na Polygram. De Herbert também veio a sugestão do nome da banda. Não demorou muito para eles completarem a formação com Carlos Coelho nas guitarras. Já no primeiro ano, "Tédio" se destacou entre as melhores canções de 1985 e a banda ganhou prêmios como revelação. O primeiro LP trouxe ainda mais participações especiais: Celso Blues Boy e Renato Russo abrilhantaram Cidades em Torrente, eleito um dos dez melhores discos de rock de 1986, e que ainda trazia sucessos como "Timidez", "Múmias" e "No Mundo da Lua". Primeira banda a participar do célebre Projeto Pixinguinha, o grupo percorreu o Brasil de norte a sul em tournée, enquanto compunha seus novos trabalhos. A Era da Incerteza, lançado em 1987, chamou a atenção da crítica, enquanto Zé (89) apresentava um banda que amadurecia diante de seu público, expondo-os em letras sobre críticas sociais, confissões pessoais e uma certa apologia à pessoa comum...

O Biquíni era a banda caçula do Rock Nacional. Alçaram o estrelato com apenas 18 anos, mas dividiam histórias comuns a todos. Este poder de síntese e a capacidade de falar a língua do cidadão comum é que gerou seu quarto disco Descivilização. "Zé Ninguém" entrou nas rádios em momento delicado do país. Seu refrão acabou sendo usado nas ruas pelos estudantes que pediam a saída do presidente Collor. Outras músicas do disco tocaram, como "Impossível" e "Cai Água, Cai Barraco", mas foi "Vento Ventania" que consagrou a banda. A música foi mais a executada nas rádios em 92. Ganharam novos prêmios, destaques e um convite para abrir o Red Hot Chili Peppers no Hollywood Rock, em janeiro do ano seguinte. Os shows seguiram intensos por todo país.


Comentários

  1. ADOREI SEU BLOG MUITO BOM COMO ADORO MÚSICA VOU VISITAR SEGUIDO SEU BLOG.SUCESSO.OBRIGADO PELO SEU CARINHO.ABÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Maria! Eu que te agradeço a gentileza... Seja bem vinda sempre!!! Forte Abraço!!!

      Excluir

Postar um comentário